RETIRO DE YOGA & MEDITAÇÂO

Inicie um caminho de transformação.
Descubra paz interior, força e renovação no nosso retiro de Yoga

De 28 a 30 de Junho de 2024

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Mergulhe numa experiência rejuvenescedora para a mente, o corpo e o espírito.
O nosso retiro de yoga oferece uma oportunidade para se desconectar do stress da vida diária, ganhar perspetiva e reconectar-se com valores que são uma expressão natural da sua essência. Com instrutores especializados, um ambiente natural de tirar o fôlego e atividades transformadoras, este retiro devolve-lhe o seu potencial para desenvolver lucidez e tranquilidade

Um local de cura e transformação

A instrutora

A Mimi, uma instrutora apaixonada pelo Yoga, encontrou no budismo e na prática do Yoga o seu caminho de auto-conhecimento e bem-estar. O seu percurso começou na Tailândia em 2012, onde mergulhou nos estudos da massagem e Yoga tailandês. Impulsionada por essa experiência, certificou-se como instrutora em 2016, pela AETO, com os professores Paulo e Ana Hayes. Desde então, não parou de partilhar a sua paixão, ensinando em Oeiras, Lisboa e agora em Viseu e Mangualde, com o seu próprio espaço na encantadora aldeia de Abrunhosa do Mato. A Mimi não só ensina Yoga, como também oferece retiros de formação de massagem tailandesa, proporcionando uma experiência completa de bem-estar. O seu amor pelo Yoga vem da transformação pessoal que testemunhou, encontrando equilíbrio, serenidade e conexão consigo mesma e com o mundo. 

Inscreva-se aqui

Preencha o formulário abaixo com os seus dados. Entraremos posteriormente em contacto para ajudar no processo de inscrição.

stones

REserve já o seu lugar

Garanta o seu lugar no nosso retiro e inície um caminho de auto-descoberta e renovação

Perguntas frequentes

Casas de Campo – MOINHO DA LAPA, em Sernancelhe

GPS – EM584-1 nº 2, 3640-170

As Casas de Campo Moinhos da Lapa oferecem uma experiência encantadora em meio à natureza. Localizadas em um ambiente rural tranquilo, estas casas proporcionam aos hóspedes uma fuga relaxante da agitação da vida urbana. Combinando charme rústico e conforto moderno, cada casa é cuidadosamente decorada e equipada para garantir uma estadia agradável. Os visitantes podem desfrutar de paisagens deslumbrantes, trilhas para caminhadas, atividades ao ar livre e a proximidade com pontos de interesse histórico e cultural da região.

Preço:

Com inscrição até dia 05/04/24 – 250€.

Com inscrição depois de 05/04/24 – 300€

Casas de campo partilhadas com WC, sala e quartos com cama de casal ou twin.

A inscrição é oficializada com o pagamento de 125€. O valor restante é pago até ao dia 05/04/2024

Opções de pagamento:

1 – Transferência bancária

NIB: PT50 0035 0454 00003247000 40

É importante enviar o comprovativo de pagamento para o email: info@sensib.pt a fim de oficializar a sua inscrição. Envie-nos nesse mail os dados para envio da sua fatura ou preencha o formulário acima.

2 – Compra no Site

Use o botão de reserva azul, para efetuar a sua reserva que o levará à plataforma de pagamentos Paypal.

ATENÇÃO : Seja qual for o método escolhido, é importante enviar o comprovativo de pagamento para o email: info@sensib.pt a fim de oficializar a sua inscrição. Só depois da receção desse email iremos dar a sua inscrição como válida.

Os sinais não são devolvidos, salvo em caso de cancelamento da atividade.

Não é possível reutilizar o valor do sinal para outra atividade.

O retiro tem um número limitado de participantes e a sua reserva impede que outra pessoa se possa inscrever, podendo também colocar em risco a viabilidade da atividade.

Há também um número mínimo de participantes no retiro, pelo que há uma data limite de inscrição a ser respeitada sob pena de ser colocada em risco a viabilidade do mesmo.

Em caso de não comparência no retiro, o valor total do mesmo não será devolvido.

O retiro começa oficialmente às 20h30 e em seguida haverá uma sessão de esclarecimentos e apresentação.

No entanto, é importante que os participantes cheguem ao local até às 18h. Isso permitirá tempo suficiente para efetuarem o check-in, instalarem-se e efetuarem uma visita de orientação pelo local, antes de um jantar ligeiro às 19h00.

Ao chegarem, os participantes devem entregar a documentação preenchida e assinada, previamente enviada por email quando oficializaram a sua participação.

O retiro será concluído pelas 18h do último dia.

Saúde física
Um retiro de meditação pode ser uma atividade desafiadora e exigente. Os participante são colocados num ambiente novo onde os seus hábitos e rotinas são temporariamente interrompidos. Por outro lado são apresentados a horários, rotinas e atividades aos quais devem aderir. Por essa razão os participantes devem estar conscientes do seu estado de saúde física e mental
Alguns candidatos podem ter um requisito especial devido a um problema de saúde ou deficiência física. Podemos aceitar a maioria das pessoas, desde que estejam bem o suficiente para seguir o programa e as rotinas. Precisamos saber que tipo de condições podem estar presentes para poder aconselhar em relação ao uma condição que possa ser uma contraindicação para a presença no retiro. Pedimos a qualquer pessoa com necessidades especiais que forneça detalhes completos no formulário de candidatura.

Saúde mental
O retiro pode não ser adequado para pessoas com problemas de saúde mental, passados ou presentes. Os candidatos serão solicitados a preencher um questionário médico para nos fornecer uma imagem mais detalhada de sua condição e histórico. Iremos então procurar a orientação de um profissional médico para considerar se é do interesse do candidato frequentar o retiro. Preocupamo-nos com o bem-estar de todos os participantes, por isso não aceitaremos pessoas no retiro se acharmos que não é adequado para elas e que não podem beneficiar dele.

Obviamente, alguém fisicamente inapto para seguir o programa não poderá beneficiar-se de um retiro. O mesmo se aplica a alguém que sofre de problemas psiquiátricos ou a alguém que está a passar por uma fase de grande agitação emocional.

Silêncio e simplicidade são dois pilares fundamentais de nossa cultura de retiro e fornecem a estrutura para nos afastarmos da agitação e da complexidade de nossas vidas e nos caminharmos para uma maneira mais silenciosa e hábil de ser e viver.

Nesse espírito, pedimos que :

  • Aceite e adira às regras do retiro e do local.
  • Desligue as luzes do seu quarto quando se ausentar.
  • Desligue seus telemóveis durante o dia e deixe-os no seu quarto.
  • Não traga laptops, iPods, iPads e outros dispositivos de comunicação.
  • Pratique o contentamento em relação ao que não lhe é familiar.
  • Encorajamos os participantes a evitarem o excesso de comunicação direta entre si, aderindo o melhor possível ao nobre silêncio
  • Não traga calçado de exterior para dentro da sala de meditação
  • Não traga comida de fora para ao retiro

 

Comunicação

Se tem familiares frágeis ou dependentes com os quais precisa manter contacto, notifique a nossa organização. Sinta-se à vontade para fornecer o número do nosso contacto (91 855 20 59) a um membro da família ou amigo próximo para usar em caso de emergência, para não precisar de ter o seu telemóvel consigo durante o dia.

Tabaco
Não é possível fumar durante a duração do retiro

Um aspecto central do ensinamento do Buda é a importância de viver de acordo com certos princípios éticos. Nos nossos retiros é pedido aos participantes que adiram durante o retiro aos Cinco Preceitos.
O objetivo dos preceitos não é converter ninguém ao Budismo. Simnplesmente são uma forma hábil de nivelar os diferentes hábitos de vida dos participantes usando uma medida válida para todos.

Um compromisso de aderir e praticar estes preceitos ajuda a garantir a qualidade do ambiente de retiro, a segurança e a tranquilidade

Assim durante o retiro os participantes comprometem-se a:

  • Abster-se de matar ou ferir intencionalmente qualquer pessoa, ou criatura, mesmo um inseto.
  • Abster-se de tomar o que não é dado gratuitamente – não roubar ou “pedir emprestado” sem o consentimento do dono.
  • Abster-se de atividade sexual.
  • Abster-se de mentir ou usar a linguagem de forma prejudicial
  • Abster-se do uso de álcool, drogas recreativas e outros que obscurecem a mente e prejudicam o corpo.


Estas regras permitem aos participantes que se comprometam com os objetivos do retiro com todo o coração e colham os benefícios desse compromisso, numa atmosfera segura e tranquila.

Se o seu médico prescreveu uma dieta especial, e esta for muito especializada ou interferir na confeção das refeições, podemos ter que pedir que espere até que seja mais flexível. A renúncia é um dos princípios fundamentais do retiro, pelo que se pede aos participantes que escolham entre os alimentos que lhes são fornecidos. A maioria das pessoas acha que a escolha é ampla e aprecia a nutritiva dieta vegetariana.

Ver o programa abaixo nesta página

  • Roupas confortáveis e largas como um fato de treino, calções, tshirt.
  • Chinelos ou outro calçado exclusivo de interior para usar dentro do hotel. Na sala de meditação não é possível andar calçado. pode trazer uma s meias anti-derrapantes.
  • Almofada de meditação (se tiver)
  • Tapete de yoga (se tiver)
  • Garrafa de plástico reutilizável para ter água consigo.

Se tiver mais perguntas sobre a sua inscrião ou participação entre em contacto com a organização do retiro através dos contactos existentes nesta página – Tel: 918552059 / email: info@sensib.pt

O telefone é a forma mais prática e fácil de comunicar, pelo que preferimos esse canal. Se não atendermos, deixe mensagem. Ligamos de volta assism que for possível.

 

Programa

É sempre bom saber o que disseram

Ana Cardoso
Read More
As aulas de Yoga permitem-me conectar com a minha essência, pondo de parte tudo aquilo que me inquieta durante o dia. São, sem dúvida, um desafio físico e mental em simultâneo que nos torna seres mais consciente.
Rute
Rute
Read More
O Yoga tem-me ajudado a encontrar o equilíbrio para uma vida mais serena e saudável
Catarina
Catarina
Read More
As aulas de Yoga vieram mudar a minha vida para melhor! Além de uma jornada de auto-conhecimento e desafio, sinto que me tem ajudado bastante no meu dia-a-dia. Não esquecendo a paz de espírito que me transmite.
Luís Martins
Luís Martins
Read More
O Yoga na minha vida é a estabilidade física e mental que preciso. Consegue dar-me a serenidade para pensar mais em mim, tirar o meu tempo e apreciar melhor o presente. Todos os momentos fazem parte do meu ser.
Conceição Soares
Conceição Soares
Read More
A vida dá voltas e reviravoltas que nos fazem rir, chorar, crescer e amadurecer, uma montanha-russa de altos e baixos que os desafiam a todos os momentos. O Yoga surgiu recentemente na minha vida como âncora que me tem permitido encontrar equilíbrio no turbilhão do dia-a-dia. Estou a descobrir a prática e a encontrar nela um convite constante à auto-descoberta e ao fortalecimento do “Eu” e “Agora”
Anterior
Next
0
Posturas

Existem muitos asanas (posturas) no yoga, mas o sistema tradicional menciona especificamente 84 asanas principais, cada um com seus próprios benefícios físicos e mentais.

1000
Anos

O yoga é uma prática antiga que remonta a cerca de 5000 anos na Índia.

Tradições

Embora haja muitas variações e estilos de yoga, três principais tradições são amplamente reconhecidas: Hatha Yoga, Raja Yoga e Bhakti Yoga e Karma Yoga. Cada uma delas enfatiza diferentes aspectos da prática, como o físico, o mental, o devocional, e o serviço aos outros respectivamente. 

M.
Praticantes

Embora haja muitas variações e estilos de yoga, três principais tradições são amplamente reconhecidas: Hatha Yoga, Raja Yoga e Bhakti Yoga e Karma Yoga. Cada uma delas enfatiza diferentes aspectos da prática, como o físico, o mental, o devocional, e o serviço aos outros respectivamente. 

Adicionar valor à vida, implica cuidar de si.

Redução do stress e da ansiedade

Estudos mostram que a prática regular de yoga e meditação está associada a uma redução significativa nos níveis de cortisol, a hormona do stress, em cerca de 14% bem como na diminuição da ansiedade e dos sintomas de depressão.

Saúde mental

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, a meditação mindfulness tem sido associada a melhorias significativas na saúde mental, incluindo redução dos sintomas de depressão e transtorno de ansiedade.

Dor crónica

Estudos mostram que o yoga pode ajudar no alívio da dor crônica. Por exemplo, uma pesquisa publicada no “Annals of Internal Medicine” descobriu que pessoas com dor lombar crônica que praticavam yoga regularmente experimentavam melhorias significativas na função física e na redução da dor.

Qualidade do Sono

Pesquisas indicam que a prática de meditação pode melhorar a qualidade do sono. Um estudo publicado na revista “JAMA Internal Medicine” descobriu que a meditação mindfulness estava associada a melhorias na insónia e na qualidade do sono em adultos mais velhos.

Felicidade e bem-estar

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin conduziram um estudo usando ressonância magnética funcional (fMRI) e descobriram que a prática regular de meditação mindfulness estava associada a mudanças na atividade cerebral que estão relacionadas a uma maior sensação de felicidade e bem-estar.

Quero participar!

Saiba mais sobre os nossos cursos

Coloque-nos as suas questões através do formulário abaixo. Entraremos em contacto consigo para tirar as suas dúvidas

Contactos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização deste website. Veja aqui a nossa Política de Privacidade.