Transformação dos serviços sociais


Sente que se estão a abrir cada vez mais fechaduras que até há pouco tempo o público em geral não sabia que existiam? Então precisa de acreditar que isto não é um sentimento, mas uma realidade. Há muitas razões para isso, uma das quais é a transformação dos serviços sociais.
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O que é que isto significa? Terá reparado que muitos lares (anteriormente chamados instituições) para idosos e deficientes estão situados em antigos castelos. Por um lado, isto pode parecer uma boa ideia. No entanto, de um ponto de vista prático, não é uma situação confortável. As pessoas idosas e as pessoas com deficiência têm necessidades especiais, exigindo muitas vezes habitações acessíveis a cadeiras de rodas e soluções de construção individuais e à medida.
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Ambientes naturais de vida

Podemos concordar que as pessoas idosas e as pessoas com deficiência têm o direito de viver em ambientes acolhedores sempre que possível. Os cuidados institucionais, tal como existiam até há pouco tempo, são inaceitáveis e a desinstitucionalização dos serviços sociais
tem dado os seus primeiros passos ao longo dos anos. A desinstitucionalização significa substituir os cuidados institucionais por cuidados comunitários para melhorar a qualidade de vida. Isto significa aceitar as exigências de cada utilizador e adaptar a vida quotidiana a essas exigências. A rigidez do quotidiano de uma estadia na prisão está a ser gradualmente eliminada. Tudo isto se passa no interior das instalações de origem.
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A humanização dos serviços de assistência socialé um processo que leva a uma transformação dos sistemas e ambientes de cuidados para satisfazer os direitos e as necessidades dos utilizadores. O termo desinstitucionalização refere-se a uma componente da humanização.
[31] [32] A transformação dos serviços sociais [33] [34] é uma série de processos de transformação na gestão, financiamento, formação, localização e modos de prestação de serviços. Na prática, isto significa que o local de prestação de serviços também é alterado, de modo a que os serviços sejam prestados num ambiente tão semelhante ao domicílio quanto possível, não só em termos de configuração dos serviços, mas também em termos de localização.